Aula de Tênis - dicas para melhorar seu topspin no forehand e backhand

Olá pessoal, quem já procurou  sabe como é difícil encontrar aulas e dicas de tênis em português na internet.
No caso do YouTube, por exemplo, você conta nos dedos a quantidade de vídeos de qualidade feitos em português.

Para ajudar um pouco, resolvi fazer algumas postagens com pérolas tiradas do maior clássico teórico desse esporte que nos fascina, o livro "Tênis: como jogá-lo melhor", de William T. Tilden, que, na capa, se intitula como "o maior tenista de todos os tempos".

Conhecido no circuito como Bill Tilden, ele é considerado o Federer da década de 20.
Ainda que escrito há quase 50 anos (em 1966!) o livro é muito bem escrito, e totalmente moderno.

Recomendo que você, leitor, procure e compre esse livro. Eu encontrei em um sebo virtual, em ótimo estado por apenas R$ 5,00! No Mercado Livre o pessoal vende bem mais caro, então, recomendo que pesquise por sebo virtual na net.

Vou começar com dicas preciosas sobre o principal golpe do tênis, o "drive" com topspin, que valem tanto para a direita quanto para a esquerda.

Abraço, Tiago.

O golpe de direita de Andy Murray.


Forehand Topspin

Para Tilden, "o segredo de um drive sólido está na preparação antecipada e na boa colocação dos pés, o que conserva seu corpo de lado para a rede e afastado da trajetória da bola, e o peso do corpo em condições de mover-se para a frente com o golpe."

Aqui, já temos 3 pontos chaves: preparação antecipada, colocação dos pés e corpo de lado para a rede.

Ele continua, dizendo que "em todos os drives, não importa a altura do impacto da bola, a cabeça da raquete deve ser levada abaixo da linha de sua trajetória. No momento do impacto, a face da raquete deve atingir a superfície inferior externa da bola, com um movimento ligeiramente ascendente e definitivamente para a frente, que se continua até o fim da extensão do braço."

Ou seja, o movimento não deve ser acentuadamente para cima, mas ligeiramente, o segredo para o topspin é o movimento para frente e a terminação.

Ele comenta um erro que muitos amadores, inclusive eu, cometem, no afã de imprimir mais topspin ao golpe: "Não enrole a face da raquete sobre a bola com o pulso, nem faça um movimento "liftado" com a raquete em relação à bola, para imprimir-lhe topspin. O simples fato de haver golpeado com a face plana da raquete em direção ligeiramente ascendente, e ter continuado o movimento até o fim, dará à bola todo o "topspin" necessário. Não tente dar direção ao drive, torcendo o pulso ou fazendo movimento de gancho. Deixe a face plana de sua raquete dirigir-se diretamente para o lugar onde deseja colocar a bola."

Assim, o golpe sairá melhor, e você evitará lesões desnecessárias no pulso.

E concluindo essa lição básica, Bill afirma que "todos os drives devem ser golpeados à altura da cintura! Se o pulo da bola é muito alto para golpeá-la à altura da cintura, onde você se encontra, carregue sua carcaça, para uma posição onde possa fazê-lo; ou avance e a golpeie na subida à altura da cintura - o que é difícil mesmo para os craques e é usado por eles somente no ataque - ou, então, faça o que é mais fácil, seguro e melhor: mova-se para trás, deixando a bola atingir sua altura máxima, para golpeá-la ao descer, quando atingir a altura da cintura. 
Se o pulo da bola for tão baixo que nunca possa atingir a altura de sua cintura, dobre seus joelhos e abaixe sua cintura até a bola, para poder golpeá-la. Não fique, nessas bolas baixas, ereto como um poste, golpeando a bola coma colherada. Não dará resultado."

Precisa repetir? Golpei sempre o drive na altura da cintura!

Para fechar, vale a pena traduzir as dicas que vêm na foto que ilustra essa postagem, pois resumem bem o golpe de direita:

1. Preparação antecipada / olhe por cima dos ombros.
2. Coloque o peso do corpo no pé de trás / Ombros e quadril devem girar em "uníssono".
3. Certifique-se de deixar o braço cair, para ter certeza que a raquete irá atingir a bola por baixo.
4. Faça contato com a bola à frente do corpo / mantenha os olhos no ponto de contato.
5. Acelere a cabeça da raquete em direção ao alvo.
6. Pé direito não se move até o fim do follow-through.

Agora é assimilar as dicas e ir para a quadra treinar!

Abraço, e até a próxima dica!

Tiago.

Olá amigo, curta e compartilhe no Facebook e nas demais redes sociais, e ajude o site a ficar no ar!

Comentários