Tênis de Praia ou Beach Tennis: um esporte que é a cara do Brasil!

Olá amigos, há uns 6 meses tive meu primeiro contato com o Beach Tennis aqui em Salvador.

Talvez você pense que eu esteja falando do frescobol, presença em quase todas as praias do Brasil, mas não, é Beach Tennis, com marcação das linhas, rede, e raquetes próprias para o esporte.

Segundo a Wikipedia:
"beach tennis ou tênis de praia é um esporte que surgiu na Itália, mais precisamente na província de Ravena, na década de 1980. Hoje já existem mais de um milhão de praticantes espalhados pelo mundo. O órgão internacional que é responsável pela modalidade é a ITF - International Tennis Federation (a mesma que é responsável pelo Tênis de quadra) que realiza diversos campeonatos pelo mundo todo e divulga periodicamente o ranking dos atletas."

A bola utilizada é semelhante às bolas para tênis infantil (soft), com menos pressão, e por isso pegam menos velocidade.

A raquete é semelhante às de Paddel, geralmente são feitas em fibra de vidro, de grafite ou de carbono/kevlar - essas últimas são as mais usadas pelos profissionais.

As raquetes tem alguns furos, que diminuem a resistência do ar, de modo que não seja preciso muita força para golpear a bola.

Surpreendi-me com a jogabilidade do Tênis de Praia, pois pensava que devido à bola não quicar (pois é areia!) os pontos seriam muito rápidos. Não!

Quem joga tênis, obviamente, terá alguma facilidade para jogar o Beach Tennis, mas os esportes não são os mesmos!

Tecnicamente, dá para dizer que o Beach Tennis é mais fácil de aprender que o tênis de quadra; quero dizer, quem nunca jogou tênis de quadra, e entrar na quadra, dificilmente conseguirá jogar. Já quem nunca jogou beach tennis, mas tiver alguma coordenação e preparo físico, consegue ao menos se divertir. E depois, aperfeiçoar as técnicas e estratégias próprias do Beach Tennis.

                                   Vídeo da Final do Torneio de Aruba/2011, um dos principais do mundo.

No Beach a preparação da raquete é curta, ao contrário dos golpes de fundo do tênis de quadra. Lembra muito o voleio do tênis de quadra, mas com a diferença que a raquete deve ser segurada mais alta, pois a rede mede 1,70m.

Outro golpe fundamental para o sucesso no Tênis de Praia é o smash, aquele golpe cortado com a raquete no alto da cabeça - como no saque - que usamos quando o adversário joga uma bola alta para nos cobrir.

Além dele, a curtinha, mais sutil, também é muita usada, seja para matar o ponto direto, ou para atrair o oponente para a rede, e tentar definir com um lob profundo na sequência. Aí você pode imaginar a correria que é: se você ficar muito no fundo, leva uma curta, se colar na rede, leva o lob, ou seja, haja perna para ir para frente e para trás!

Outra coisa legal do Beach Tennis é que não tem necessidade de usar um monte de roupa, como no tênis de quadra, até de sunga você pode jogar.

Mas não que seja melhor que o tênis de quadra, sou viciado nos dois, rsrsr. Infelizmente, não é muito fácil achar redes montadas do Beach em Salvador, principalmente durante a semana, para treinar...

Se não tiver uma mangueira para molhar a areia, o sol escaldante pode dificultar a prática, queimando os pés. Existem meias próprias para evitar isso, mas mesmo meias comuns podem ser utilizadas.

Ótimo esporte e diversão, e muito cansativo também, principalmente para quem não trabalha muitos os joelhos e não está acostumado a correr na areia da praia.

Acredito que a forma mais popular é o jogo de duplas, até porque em simples, mesmo com a quadra reduzida, parece ser bem mais desgastante. Bom, é só minha percepção...

Outra boa notícia é que pode ser jogado até onde não tem praia, mas tem areia, rsrs.

Aqui em Salvador, tem um grupo forte que joga na Praia de Armação, aos sábados pela manhã.

Na AABB Piatã também há um bom grupo jogando semanalmente, quase sempre aos sábados também.

Caso conheça algum lugar onde arma rede de Beach Tennis em Salvador e na Bahia pode deixar nos comentários, que estamos fazendo uma lista.

Criamos o grupo Beach Tennis Bahia no Facebook para juntar todos os adeptos desse esporte que é a cara do verão da Bahia. O endereço para você participar é http://www.facebook.com/groups/beachtennisbahia/

Um pólo importante do esporte no nosso estado é Porto Seguro, muito em conta do trabalho de Luís Pedreira. O ano de 2013 promete muitos bons torneios pelo Brasil afora, inclusive na Bahia, trazendo os melhores atletas do mundo.


REGRAS BÁSICAS
- A contagem é semelhante à do tênis de quadra (0-15, 15-15), mas com no-edge, ou seja, se empatar em 40-40, quem fizer o ponto ganha o game;

- Em geral, são jogados sets de 6 games, mas pode variar, dependendo do torneio ou do número de pessoas esperando a "de fora";

- Só tem 1 tentativa para sacar (ao contrário do tênis de quadra, que são duas);

- Se tocar na rede, após o saque, o ponto está valendo;

- Precisa devolver a bola com um único toque, mesmo nas duplas;

- Altura da rede: 1,70 m;

- Dimensões da Quadra: 16 x 8 metros (duplas) e 16 x 5 (individual).






Comentários

  1. Muito bom ver que esse esporte esta se expandindo por todo o Brasil!

    ResponderExcluir
  2. Pratico há 2 anos é muito gostoso esse esporte estive em Guarajuba perto de Salvador lá tem uma turma legal joguei muito lá.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fique à vontade para comentar, perguntar, e informar notícias sobre tênis, como torneios, vídeos legais, etc. Abraço!